quinta-feira, 19 de agosto de 2010

- Que quer dizer "cativar"?

É uma coisa esquecida - disse a raposa. Significa "criar laços". Tu és para mim apenas um garoto igual a cem mil outros garotos, e eu não tenho necessidade de ti, e tu também não tens necessidade de mim. Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim único no mundo, e eu serei pra ti única no mundo. Vês, la longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo pra mim não vale nada. Os campos de trigo não me lembram coisa algum. Mas tu tens cabelos dourados, então, será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará com que eu me lembre de ti, e eu amarei o barulho do vento no trigo. A gente só conhece bem as coisas que cativou. Mas tu não deves esquecer de uma verdade: te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.
..
A maior lição da minha vida foi tirada desse trecho, de um livro aparentemente infantil mas que traz tantas lições sábias. E desde que comecei a viajar pelo mundo do pequeno príncipe (há muitos e muitos anos) essa tornou-se minha grande preocupação: ser responsável para com aqueles que cativei, cuidar das delicadezas alheias e reconhecer a importância das pessoas que se deixaram cativar por mim. Pra mim essa foi a grande lição do livro - és responsável por aquilo que cativas. Se as pessoas ao menos conhecessem esse trecho e entendessem seu real significado, muita coisa seria diferente (pra melhor).
.
* "O pequeno príncipe" do Antonie de Saint Exupéry
.

1 comentário:

Clara disse...

AMO esse livro! E realmente, é uma grande lição de moral. Que bom seria se todos a seguissem...

Beijos, Sam.